Você reconheceria a São Paulo de 70 anos atrás?


c (21)

Bom dia nessa sexta-feira ensolarada, pessoal!

Muitos de vocês não sabem, mas eu sou um cidadão paulista. Não paulistano, mas paulista. Nasci, cresci, estudei e moro até hoje na região do ABC Paulista. Nasci em São Bernardo, grande parte da infância passei em Santo André na casa de familiares e morei até os 27 anos em São Caetano do Sul. Me mudei com a minha noiva, que é de Santo André, para São Bernardo do Campo. E voltamos para Santo André agora que estamos casados. Se você preferir, um nômade por esse ABC que eu amo tanto.

Mas não tem como não falar do ABC sem mencionar a maravilhosa e gigantesca cidade na qual estamos “colados”. Sim, ela. São Paulo. A terra da garoa. Terra da poluição. terra do trãnsito.  Terra do “aqui é trabalho, meu filho”. Terra do individualismo.

O achado bacana dessa sexta-feira é um álbum de fotos que o usuário BR_364 postou no fórum SkyScraperCity. São fotos do acervo da revista norte-americana Life Magazine. Todas, retratando uma São Paulo da primeira metade do século passado, mais precisamente no ano de 1947 (o ano de inauguração do Edifício Altino Arantes, o Banespa), pelos olhares do fotógrafo Dmitri Kessel.

Não vou colocar legenda nas fotos, a diversão aqui é tentar reconhecer o local clicado mesmo quase 70 anos de muitas mudanças na paisagem. Há cenários históricos de São Paulo, como o Estádio do Pacaembu, o próprio prédio do Banespa, a Avenida 9 de Julho, a Avenida do Estado, a Praça Ramos de Azevedo, o Vale do Anhangabaú, o Rio Tietê e a Ponte das Bandeiras, entre muitos outros lugares.

Confira a galeria abaixo. E logo após a galeria, ainda tem umas outros fotos que também valem a pena conferir.

Como prometido, segue o extra. Fotos de 1957, também conhecidos como 10 anos depois das fotos da Life Magazine. Essas fotos são do fotógrafo John Phillips.

Quais desses lugares você reconhece? Me fala aqui nos comentários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s