Lista: 11 curiosidades sobre Lego que vão te fazer querer voltar a brincar com os bloquinhos coloridos


British Man Recreates Escher's Puzzlers In Lego
A “Relatividade”, de Escher, reproduzida com LEGO

Em 1998 a LEGO, ou melhor, os brinquedos produzidos por ela, os que chamamos de Legos, foram introduzidos no Hall National Toy of Fame, dos Estados Unidos, e tem razões para isso. De certa forma, os Legos (vou chamar assim, tá ok?) são vistos como os icônicos blocos de construção de tantas infâncias adoradas e saudosas por aí. Mesmo que você não brincava, ou porque não tinha ou porque não gostava, você sabia o que eram.

E o quanto você conhece da empresa? Bom, você pode já ter olhado um post que fiz no passado com um vídeo que conta a história da empresa (recomendadíssimo, hein? Clica aqui e assiste e o vídeo, já!), mas você sabia de todas essas 11 curiosidades abaixo?

1. LEGO é uma empresa com 83 anos de idade

o-VINTAGELEGO-570

Foi fundada em 1932 na Dinamarca, e foi de uma pequena carpintaria de brinquedos para uma das marcas mais conhecidas do mundo.

2. Um bloco de LEGO de 1958 se encaixa com um bloco feito hoje.

4573804530_e531cb6cc2

Peças de LEGO são parte de um “sistema universal”, de modo que, independentemente do ano em que foi criado, um bloco é totalmente compatível com qualquer outro bloco, seja qual ano ou conjunto do qual faz parte.

3. De onde vem o nome LEGO?

A marca LEGO foi criada usando as duas primeiras letras de cada palavra em dinamarquês para a expressão “brinque bem”. Em dinamarquês é Leg e Godt.

4. Combinações infinitas (quase)

devNEKl

Você pode combinar 6 blocos simples de 8 pinos em 915.103.765 maneiras diferentes. Para ilustrar isso, usei essa imagem do Helm’s Deep, de O Senhor dos Anéis, com mais de 150.000 blocos.

5. População maior que humana

Se fossem vivos, a população de bonecos “minifigures” da LEGO seria quase o dobro da população humana em nosso planeta. Desde 1978, quando foi criado o primeiro minifugure, 4 bilhões já foram comercializados.

6. Alguém construiu uma casa de LEGO. De verdade.

3932427232_2466c3660f

Em 2009, James May, um inglês de Surrey, construiu a primeira casa em tamanho real feita totalmente com legos do mundo, usando 3,3 milhões de blocos. A casa tinha chuveiro, banheiro, cama… tudo de LEGO. A Legoland da Inglaterra se ofereceu para levar para seu parque temático e ficar em exposição, mas desistiu da ideia quando viram o quão caro seria para mudar a casa de lugar. E ainda criticaram James May por não pedir ajuda da companhia para a realização da casa.

7. Os blocos duplos, aqueles maiores para crianças mais novas, podem ser conectados com os blocos convencionais. 

Mesmo sendo 8 vezes maiores do que os comuns, os DUPLO LEGO se conectam perfeitamente.

8. Torre de LEGO

9923429853_067786230b

A maior torre de LEGO usou mais de meio milhão de blocos convencionais e tinha 34 metros de altura, o equivalente a um prédio de 11 andares.

9. Esculturas de LEGO

o-BASEBALL-570

Além dos caras que criam as obras que ficam na Legoland, há artistas especializados a criar obras unicamente com os blocos. Nathan Sawaya, de Nova Iorque, foi o primeiro a usar unicamente os blocos em suas esculturas e hoje tem uma exposição contínua chamada The art of the Brick, em exposição em Nova Iorque.

10. O maior conjunto LEGO já produzido foi…

o-LEGOTAJ-570

…o Taj Mahal, que tinha mais de 5.900 peças no seu conjunto.

11. Sem limites

o-LEGOBRAILLE-570

No início de 2014, um garoto de 12 anos da Califórnia usou seu conjunto LEGO Minstorms EV3 para fazer uma impressora braile funcional. Shubham Banerjee (o nome do garoto) usou seu conjunto que custou 350,00 dólares e, com alguns ajustes, criou a impressora depois que viu um panfleto pedindo ajuda para pessoas com deficiência visual. Seu aparelho custou uma pequena fração do custo de impressoras braile tradicionais, que custam cerca de 2.000 dólares nos Estados Unidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s