Os mapas mentem para nós e quase ninguém percebe


mercator projection map

Você sabia que os mapas que sempre olhamos para nos localizar no mundo ou estudá-lo mentem para nós? Todos eles estampam algumas mentiras, mas nem sempre sobre as mesmas coisas. Vamos ver como e por que isso acontece?

O mapa acima, o mais comum e mais utilizado atualmente (Projeção de Mercator) exagera nas proporções de terra das regiões mais distantes da linha do Equador. Isso quer dizer que quanto mais ao sul ou ao norte olharmos, mais exageradas são as visualizações das porções de terra, como da Antártida, Groenlândia e norte do Canadá e Rússia.

Vamos aos exemplos? Nos mapas que estamos acostumados a ver, Groenlândia e África tem quase o mesmo tamanho, porém na realidade a África é 14 vezes maior. O Canadá, que parece ser gigantesco, tem na realidade território apenas 20% maior do que os Estados Unidos. E a Antártida não é gigantesca como parece ser nas Projeções de Mercator.

Já no mapa abaixo (Projeção homolosine Goode) mostra os tamanhos exatos dos continentes e suas porções de terra, porém com diversas interrupções entre eles e grandes distorções de distância.

Goode_homolosine_projection_SW-1

Estas distorções, independente de qual tipo de projeção estamos olhando, é um problema constante na cartografia. O problema é causado ao tentarmos transferir as projeções que são originalmente em formato esférico (o globo terrestre, é uma “bola”) para um formato de superfície plana. Algumas distorções sempre vão ocorrer. Sempre.

Dito isto, afirmo pra vocês: Não existe um mapa ruim. Todas as projeções apresentam suas distorções. É necessário então que você saiba o que precisa visualizar em um mapa para que busque suas informações na projeção mais adequada à informação que busca.

Quer ver umas curiosidades sobre as Projeções de Mercator? Veja o vídeo abaixo preparado pelo pessoal do BuzzFeed. Está em Inglês, mas olhando as imagens dá pra perceber as distorções que existem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s