Você sabia que a Floresta Amazônica e o Deserto do Saara estão conectados, mesmo com o Oceano Atlântico entre eles?


O que conecta o maior e mais quente deserto do planeta à maior floresta tropical, o pulmão do mundo?

O Deserto do Saara é uma gigantesca faixa de areia quase ininterrupta e pouca vegetação que ocupa todo o terço norte da África, abraçando do Egito e Sudão até o Marrocos e Mauritânia, ocupando uma área quase do tamanho de toda a Europa. A Floresta Amazônica é uma massa verde densa de floresta úmida que cobre praticamente todo nordeste da América do Sul, atravessando 9 países: Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa). Esses dois gigantescos pontos do planeta estão separados pelo Oceano Atlântico. Percebe como estamos falando em proporções gigantescas aqui?

Mas o que é de fato extremamente interessante é que, depois de fortes ventos varrerem através do Saara, uma nuvem gigantesca de poeira e areia sobe no ar, se estende entre os continentes e une o deserto e com a selva. É poeira. E muita. O vídeo feito por um satélite da Nasa deixa bem claro como eles se “tocam”.

Pela primeira vez, um satélite da NASA quantificou em três dimensões quanta poeira torna esta viagem transatlântica. Os cientistas não só mediram o volume de poeira, eles também calcularam quanto fósforo – um fertilizante natural para as plantas, que é fartamente encontrado nas areias do Saara (que tem origem no passado do deserto, que já foi um leito de um gigantesco lago) – é levado através do oceano a partir de um dos lugares mais desertos do planeta até um dos seus pontos mais férteis.

É espetacular como nosso planeta nos surpreende todos os dias.

Com informações do Goddard Space Flight Center da NASA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s