Como fotografar carros com um iPhone

Aproveitando a onda do excelente livro de Chase Jarvis, A melhor câmera é aquela que está com você, vamos mostrar algumas dicas simples, porém úteis ao extremo, que vão fazer com que você consiga um click digno de estampar as melhores revistas do assunto!

As imagens que você vê aqui não foram retocadas. Não ganharam nitidez nem foram cortadas, as cores não foram equilibradas e não coloquei filtros em nenhuma delas. Nada mal para uma câmera de telefone celular, não?
Não me entendam errado: nenhuma dessas fotos são obras de arte, mas como qualquer outra câmera, o iPhone recompensa a atenção aos detalhes e pode gerar fotos muito boas se você estiver atento. Ele também se tornou a câmera com o maior número de tags do Flickr. Por isso imaginamos que já está na hora de umas dicas para fotografar carros.

Se você quer começar a apontar seu celular para as coisas brilhantes com rodas, lembre-se sempre que: o sol deve ficar atrás de você, isso evita estouros de luz e granulação e melhora o contraste. Regra dois: evite situações com pouca luz para melhorar a nitidez e a claridade – o desempenho do iPhone com ISO alto é bom, mas ele ainda é um celular com obturador lento. Por último, regra três: uma câmera é uma câmera. A composição de cena é essencial. Se você pensar sobre o que está fazendo em vez de somente disparar como um louco, suas fotos serão muito mais interessantes.

E mais: você pode dizer o mesmo sobre qualquer câmera digital. A câmera de 3 megapixels do iPhone 3GS é um pouco especial porque oferece poucas opções e ajustes limitados. Aqui estão três outras dicas que podem ajudar:

A câmera do 3GS direciona o foco para a área onde você tocar. Não esqueça que ela também mede a exposição baseando-se naquele toque. Se a imagem ficar muito clara ou muito escura, tente indicar outra área. Na maioria das vezes você pode tocar a área com a luminosidade desejada sem perder o foco. É preciso experimentar algumas vezes, mas o resultado compensa.

Ambiente, ambiente, ambiente: a lente e o software do iPhone gostam de contraste natural e odeiam clarões, por isso procure assuntos e planos de fundo que sejam nítidos e visualmente limpos. Se não conseguir, tente os detalhes – o 3GS parece mais feliz quando focaliza um objeto mais próximo e opera com menor profundidade de campo.

Fique longe de movimentos e luz difusa. Infelizmente o iPhone não se dá bem com objetos em movimento ou luzes mais complexas. Evite borrões e luzes suaves e dispersas a menos que você queira tirar centenas de fotos para conseguir uma boa.

Via Jalopnik Brasil.